quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pura imitação




Uma pesquisa feita pelo famoso psicólogo Albert Bandura apontou para um resultando bem interessante:

Crianças foram colocadas numa sala onde viam cenas de um adulto batendo num boneco joão bobo; outras crianças foram colocadas numa sala onde não viam cenas de violência contra o boneco.
Depois os dois grupos de crianças foram colocados num local onde havia bonecos joão bobo.

Resultado: Aquelas crianças que viram as cenas de violência reproduziram o comportamento, bateram muito no pobre boneco e as que não viram não batiam no joão bobo, simplesmente brincavam com ele.


O primeiro grupo aprendeu a bater por imitação, pois viram aquele comportamento violento e internalizaram.

Muitas coisas nós adultos aprendemos dessa forma. Temos pessoas que são como modelos para nós, sejam eles modelos positivos ou negativos. "Elegemos" ou elegem para nós um modelo de sucesso, de vida, de beleza, de parceiro, de comportamento...

Daí eu me pergunto: Até que ponto o comportamento violento de nossa sociedade tem sido pura imitação do que tem se veiculado por meio da mídia?

Será que as nossas escolhas sobre o que comer, o que vestir, o que ouvir e ver estão baseadas em nossas  escolhas ou no que  imitamos inconscientemente?

Até que ponto somos meros robôs imitando o que vemos, repetindo como papagaios ideologias que ouvimos por meio da televisão e da mídia em geral?

Pensemos um pouco.

-Paula Marina-

3 comentários:

  1. Belo questionamento Paula. De fato, a mídia e os acontecimentos diário muitas vezes não nos permitem ser conscientes de nossas escolhas. É preciso parar e retomar as rédeas das nossas decisões.

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  2. Somos seres dependentes uns dos outros, ainda que tenhamos a plena liberdade da independência. Razão pela qual tanto sugerimos quanto somos sugestionados pelo que vemos, fazemos, percebemos, assimilamos ou rejeitamos. Temos a possibilidade da escolha, mas mesmo no universo da escolha temos a opção de ao invés de criar copiar e por isso é que em muitos momentos preferimos nos acomodar ao invés de ficarmos incomodados com o que precisamos inventar em nós mesmos.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  3. Mas é isso mesmo, Paula! Imitação pura, fazendo com que as crianças não só façam as mesmas coisas da TV, como principalmente dos pais.
    Esta crise de violência por que passamos é fruto disto; o exemplo vem de cima, e os culpados não são punidos. Daí...

    Carinho,
    Jorge

    ResponderExcluir