quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ponto Final

     Era um casal já idoso, muitos anos de casados, 12 filhos. O filho mais novo estava com 22 anos e não imaginavam que a cegonha os visitaria outra vez. A incrível décima terceira gravidez, uma mistura de alegria e tristeza. Claro que um filho é um filho, então deviam se alegrar, mas seu Pedro não escondeu a decepção, já estava velho, não se sentia mais capaz de passar por tudo aquilo outra vez.

    Um bebê naquela casa! Quem diria? Por isso ele disse que o nome da criança seria Ponto Final. Isso foi o assunto da família, do bairro inteiro, melhor dizendo, de toda cidade. "Quem já se viu um nome desses pra uma criança?" Dona Amélia dizia, mas não adiantou, para seu esposo esse filho teria que ser o último. Durante a gravidez ele evitou tocá-la, ela se sentia muito triste, chegou a confessar para as amigas que esse desprezo a matava aos poucos, o seu sofrimento parecia não ter um ponto final, foram nove meses de reticências.

    E o nome? Qual será o nome do menino?" perguntava Amélia, "Ponto Final, eu já disse, esse filho tem que ser o ponto final" dizia Pedro. Ele não mudou de humor , nem de opinião.

     Naquele fim de tarde Amélia estava sozinha em casa e sentiu as primeiras dores, telefonou para seu marido, mas por azar ele esquecera o celular em casa, sua filha mais velha veio ajudá-la depois de muitas horas de sofrimento, não dava mais tempo para fazer o parto num hospital, o bebê teria que nascer ali mesmo.

     Ela foi valente, aquela dor reticente havia terminado.

    Quando seu Pedro chegou em casa, seus 13 filhos choravam pela vida daquela mãe que naquela tarde teve o Ponto Final.


-Paula Marina-

4 comentários:

  1. E quantas histórias devem existir assim...

    Triste, triste....

    Beijo Paula, bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Paula,
    Obrigado pela presença amiga e comentário lá no CHEGA JUNTO. Apareça sempre!
    Muito bom o seu blog, seus textos... logo na sua apresentação achei demais o que disse: "... sou leitora, não apenas de livros, mas do mundo e da vida." Abraço/ney.

    ResponderExcluir