sábado, 10 de julho de 2010

Sonhos














Os sonhos nunca tiveram sua devida importância dada pela ciência antes de Freud. O psicanalista desenvolveu uma forte teoria por meio deles para desvendar o mistério do nosso inconsciente.

Os sonhos teriam então a função psíquica de compensar, suavizar, ou até substituir uma realidade que nos é hostil, por outra totalmente diferente, e aquelas ações que parecem absurdas, em nossos sonhos são vivenciadas agradavelmente.
Embora essa teoria seja de grande importância, existem algumas refutações à ela, principalmente quando Freud trata todas as questões inconscientes como relacionadas às questões sexuais.
O que não se pode negar é que muitas vezes sonhamos com aquilo que acordados é impossível acontecer, como ter ao nosso lado alguém que se foi, rever amigos distantes, encontros amorosos proibidos... E como nos incomodamos quando alguém nos acorda nessas horas!


Que esta noite todos tenhamos bons sonhos!




(Paula Marina)

Um comentário:

  1. Sonhos são interessantes. Acredito muito que é um desabafo inconsciente. Mas, nem sempre é fácil entendê-los e as interpretações científicas às vezes não são satisfatórias.

    Ps.: Postei esse comentário no espaço errado na primeira vez.

    ResponderExcluir